15 de junho de 2011

Esfoliação na pele.

Todas sabemos que são necessários alguns rituais que nos deixam mais bonitas e felizes. Não é??
Um desses momentos, é a esfoliação.



Mas para que fazer isso???


A esfoliação é o motor de renovação celular da pele, pois serve para elimina as células mortas de sua superfície. O resultado é uma pele mais macia, uniforme, lisinha, sedosa e pronta para hidratação.
Além de proporcionar a renovação celular, a esfoliação elimina marcas, manchas, acnes, aspereza e estimula a produção de células novas com mais colágeno, tornando a pele mais hidratada.

Todas as partes do corpo devem ser esfoliadas, claro que tomando os devidos cuidados, uma vez que a textura e a sensibilidade da pele não é a mesma em todos os lugares.

Partes mais asperas como calcanhares, joelhos, cotovelos e os pés, podem receber esfolição mais "pesada", ou seja, com granulos maiores, enquanto rosto, mãos e outras partes mais sensiveis do corpo, merecem uma esfoliação mais suave.

Modo de fazer a esfoliação
A esfoliação é um procedimento importantíssimo para a pele do corpo e rosto e deve ser feita de 1 ou 2 vezes por semana com a pele limpa e tonificada e sempre em movimentos circulares suaves.
Todo processo de esfoliação precisa ser complementado com outros produtos. O mais importante deles é o hidratante, sem jamais se esquecer do protetor solar.

Produtos.

Exisem no mercado dos cosmetios, os mais variados tipos de esfoliante e que se apresentam em diversas versões tais como: cremes, sabonetes (líquidos e em barra), misturas com óleos corporais, buchas de banho e até cremes em gel.
As partículas que promovem a esfoliação da pele também variam, podendo ser de origem vegetal — como as de sementes de bambu e linhaça — ou sintéticas: cada uma podendo ser mais ou menos abrasivas conforme o local a ser esfoliado.






Receitas Caseiras

Em nossa casa é possivel encontrar bons produtos para fazer uma boa esfoliação na pele. São eles:
açucar, mel, aveia, fubá, açucar mascavo, azeite,  oléo de amendoas, leite, germem de trigo, etc.

Alguns exemplos:

Essa receitinha mais simples, é a que eu uso quando quero dar uma folga nos cosmeticos industrializados.
Misture um tanto de fubá com um tanto de mel, o suficiente para passar no corpo todo, no banho massegeio suavemente, enxáguo e passo o hidratante.
Resultado garantido. O fubá esfolia e o mel com suas propriedades cicratizantes e hidratantes faz sua parte no complemento à esfoliação.

Receita 1:
Misture os seguintes ingredientes:
  • ½ colher (sopa) de fubá
  • 1 colher (sopa) de gérmen de trigo
  • 1 colher de açúcar mascavo
  • 1 colher de óleo de amêndoas
  • 1 colher de azeite de oliva
Receita 2:
1 colher de açúcar cristal, 1 colher de mel e um pouquinho de creme hidratante.
Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando levemente e de forma breve (não ficando muito tempo com o esfoliante em ação).


Receita 3:
  • 2 colheres de sopa de aveia;
  • 3 colheres de sopa de leite;
  • 1 colher de chá de mel;
Adicione as duas colheres de aveia em uma tigela. Logo em seguida coloque o leite. Finalmente adicione o mel e misture bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário