8 de junho de 2010

Batom Saúde.


Depressão: o mal do século.


Depressão, palavra usada para distinguir um estado emocional caracterizado por uma alteração psíquica e orgânica global com conseqüentes alterações na maneira de enxergar a realidade e a vida.
É normal que uma pessoa se sinta para baixo, porém, nem sempre esta tristeza é caracterizada como depressão, contudo se este estado de consternação perdurar por mais de duas semanas pode ser diagnosticado como depressão.
Este mal é uma doença que vem do interior da pessoa, alheia a sua vontade e controle e trás consigo outros sintomas quem vem agravar ainda mais o estado do deprimido. Ela altera a afetividade e humor e se manifesta de varias maneiras, e seu quadro varia conforme a personalidade de cada pessoa.
A causa da depressão ainda é desconhecida podendo ser detectada por vários motivos mas, o mais provável é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor, por este motivo que algumas características da depressão são: tristeza constante, perda de interesse pelas atividades diárias e que apreciava, chorar por qualquer motivo, não conseguir ficar parada e quando se movimenta é de uma forma mais lenta do que o normal, tem desesperança, desprezo pessoal, sentimento de culpa constante e pensamento de suicídio.
Essa doença pode afetar todas as pessoas, homens e mulheres de qualquer idade, contudo, mulheres possuem maior probabilidade de desenvolver a doença do que os homens. Em crianças e idosos também ocorrem com freqüência, porém nestes com características particulares. Em indivíduos deprimidos ocorrem sentimentos de fracasso, dificuldades para pensar e tomar decisões, são comuns ainda, a sensação de diminuição de energia, cansaço, fadiga e outros problemas físicos causados pela baixa alto estima.
Sendo assim, ajudar uma pessoa depressiva não é incentivar ou cobrar reações dizendo que as mesmas devem se divertir, sair dessa ou coisa assim e sim ouvi-la e aconselhá-la a procurar ajuda especializada, pois depressão é uma doença e, como qualquer outra, existe tratamento.

Alail Abadia e Luzia Lacerda.

Cresce o número de mulheres infectadas pelo HPV

O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano em todo o mundo. 
No Brasil, para 2010, são esperados 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Essa estatística poderia ser modificada se toda mulher que tem ou já teve atividade sexual se submetesse ao exame periódico. 
 O câncer do colo do útero pode ser prevenido o contágio pelo HPV (vírus do papiloma humano), este tem um papel importante no desenvolvimento da neoplasia e está presente em mais de 90% dos casos da doença – um dado do Ministério da Saúde. 
Segundo a ginecologista Dra. Elaine Maia, são vários os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero. Ela cita os  sociais, ambientais e os de hábitos de vida, tais como as condições sócio-econômicas, a atividade sexual precoce, a má higiene íntima, o tabagismo, entre outros. 
Entretanto, existem estratégias para se alterar a exposição que cada mulher tem a um determinado fator de risco, a principal é a prevenção. 
Há duas formas principais de prevenção. A primeira é realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual. Essa prática evita o contágio pelo HPV. A segunda dá-se através da realização do exame preventivo, o Papanicolau. O procedimento “consiste na coleta de material da superfície externa e interna do colo do útero”, explica a ginecologista. Uma ação de rápida execução, indolor, eficaz e que traz muitos benefícios. É realizado gratuitamente em postos e unidades de saúde. O exame deve ser feito anualmente por toda mulher que tem ou já teve relação sexual, especialmente quem está faixa na etária dos 25 aos 59 anos.
A doença é silenciosa, ou seja, na fase inicial não aparecem sintomas do câncer, conforme a doença avança os sintomas se tornam detectáveis. O exame preventivo pode reduzir em até 70% a mortalidade por câncer do colo do útero, sendo ele essencial para detectar, de forma precoce, possíveis lesões e alterações das células uterinas.
 O tratamento deve ser definido mediante a orientação médica devido ao estágio da doença, a idade, as condições gerais de saúde entre outros fatores a serem observados.  
Recentemente foi desenvolvida uma vacina contra o HPV. No Brasil ainda está em fase de teste. A cirurgia continua sendo o principal método terapêutico e depende do diagnóstico. Na fase inicial a cauterização ou o procedimento a laser podem ser suficiente, nos estágios mais avançados torna-se necessário a histerectomia – retirada do útero. O que vem a reforçar que o resultado do tratamento depende do momento do diagnóstico.